Avenida Brasil, 707, esquina com Rua Ibiporã - Centro - Pato Branco - PR

(46) 3272.2606

Blog

ÚLTIMAS POSTAGENS

A SÍNDROME DO OLHO SECO

DIFICULDADE PARA ENXERGAR DE PERTO

TRATAMENTOS DO COVID E SEUS OLHOS

OS REFLEXOS DA LUZ PARA SEUS OLHOS

Mais conteúdos

A SÍNDROME DO OLHO SECO

    A síndrome do olho seco se dá no momento que seus olhos começam a produzir uma quantidade de lubrificação consideravelmente menor que a normal, ocasionando ardência, coceira e vermelhidão constante, ocasionada grande parte das vezes pela exposição por longos períodos de tempo a luz de TVs, smartphones e televisões. pela diminuição que esses dispositivos causam nas quantidade de vezes que piscamos.

  Seu tratamento deve ser acompanhado por um Oftalmologista, que ministrará de acordo com o caso, geralmente o uso de colírios, antiinflamatórios e antibióticos, e para pacientes que fazem o uso excessivo do computador, a recomendação de diminuir a sua intensidade do uso e iluminação do aparelho, principalmente em ambientes escuros.

  Porém atinge também alguns grupos de pessoas como:  indivíduos acima de 50 anos, mulheres na menopausa ou grávidas, portadores de alguma doença crônica, portadores de deficiência de vitaminas, presentes em ambientes secos por muito tempo, usuários de lentes de contato e de alguns medicamentos.

DIFICULDADE PARA ENXERGAR DE PERTO

    Todos os dias temos elementos que exigem atenção e/ou compreensão por meio da leitura ou observação. Porém, tais atividades podem ser drasticamente afetadas quando sentimos a dificuldade na leitura, as letras quando muito pequenas começam a embaralhar, ou exige-se um esforço muito grande para compreender

claramente o que está escrito.

  Isso ocorre por dois motivos principais, sendo um deles a presbiopia, causada em pessoas com mais de 40 anos, quando os músculos dos olhos se atrofiam devido a idade, o que acontece com frequência na população, pois nossos olhos não são naturalmente preparados para nosso uso próximo de maneira constante e diária.

 E o outro em casos de pessoas mais jovens, que desenvolvem a hipermetropia, um erro refrativo onde ocorre uma perda de nitidez na visão, afetando a imagem de objetos próximos.

  Ambos os problemas de visão podem causar sintomas como : esforço visual, fadiga ocular e olho lacrimoso, caso não seja feito o uso de um óculos com grau apropriado ao do usuário. 

De qualquer forma, a única forma de avaliar é através de um check up com seu médico oftalmologista que fará os exames apropriados para o seu diagnóstico. 

TRATAMENTOS DO COVID E SEUS OLHOS

  Ao ser infectado com a Covid 19, na maior parte dos casos mais graves, é possível que durante ou após sua recuperação o paciente sinta alguma mudança em sua visão, atingindo quase 20% dos pacientes.

      Existem estudos científicos que demonstram que a Covid-19 ou o tratamento para combatê-la podem deixar sequelas oftalmológicas muitas vezes tratáveis.

      Os problemas podem ser os mais diversos como: fotofobia, ressecamento dos olhos e flutuação na refração, até casos mais severos como catarata, lesão na retina e a remoção do globo ocular. 

Por isso, é de extrema importância a realização de um check up após a recuperação do vírus para amenizar ou neutralizar problemas mais graves futuros.

OS REFLEXOS DA LUZ PARA SEUS OLHOS

Neste ano de 2021 completam-se 30 anos desde o início da história do celular no Brasil, tendo esses aparelhos presentes todos os dias em nossas vidas por sua praticidade e grande utilidade. Vivemos com eles nos bolsos ou em nossas mãos, não importando para onde vamos. Sempre temos eles ao nosso alcance, desde o momento em que acordamos com o som do despertador, até de noite quando queremos checar as mensagens uma última vez antes de dormir.

 O que não pensamos em nosso cotidiano é o quão prejudicial pode ser o uso constante e diário dos smartphones para a nossa saúde. Principalmente a de nossos olhos, que estão sempre fitando a tela por muito tempo, diminuindo a quantidade de vezes que piscamos, estando sempre com o aparelho próximo ao rosto, principalmente as vezes, quando estamos no escuro e com excesso de brilho.

  Os danos a  visão ocorrem não só pela luz azul intensa que é emitida pelos celulares em longos períodos de tempo, mas também o uso excessivo de  TVs, notebooks e computadores, que acabam ocasionando sintomas como: visão turva, cansaço ocular. degeneração macular, dores de cabeça e problemas na hora de dormir pela desregulação do sono.

   Tanto tempo de exposição também pode levar a incômodos nos olhos como, a sensação de olho seco, inchaço, vermelhidão, e até mesmo ao astigmatismo, a  miopia e o glaucoma.

  Para cuidar da saúde dos olhos é recomendado:  diminuir o nível de brilho do aparelho, lembrar de piscar mais vezes, manter uma distância maior e sempre limpar a tela do aparelho para melhor visualização.

Lembrando que nada substitui um check up frequente da saúde dos seus olhos, visitando seu oftalmologista.