Avenida Brasil, 707, esquina com Rua Ibiporã - Centro - Pato Branco - PR

(46) 3272.2606

FOTOCOAGULAÇÃO A LASER

FOTOCOAGULAÇÃO A LASER

O que é a Fotocoagulação a Laser

A fotocoagulação a laser é um procedimento realizado por especialistas em retina. O laser utilizado pode ser verde, infravermelho ou amarelo. O objetivo da fotocoagulação a laser é criar cicatrizes no epitélio pigmentar da retina, aumentando assim o seu grau de aderência com a retina.

Como é realizado

O tratamento é realizado no consultório, com anestesia tópica com colírios, não envolve cirurgia e demora alguns minutos. Não é necessário o uso de colírios após a fotocoagulação a laser. No dia seguinte, os pacientes já podem retornar às suas atividades habituais.

Indicações

A fotocoagulação a laser é utilizada no tratamento de diversas patologias, a seguir:

  • Retinopatia diabética;
  • Edema da mácula;
  • Obstruções vasculares da retina;
  • Glaucoma neovascular;
  • Degeneração macular (casos selecionados).

Porém as principais são a Retinopatia Diabética e as Degenerações Periféricas da Retina.

Na Retinopatia Diabética, a fotocoagulação a laser tem o objetivo de queimar micro aneurismas que estão produzindo edema macular (inchaço na retina) e causar uma destruição controlada no epitélio pigmentar da retina com o objetivo de reduzir a quantidade de uma molécula produzida por esse tecido, chamada de VEGF (Vascular Endothelial Growth Factor) que é uma substância que faz a doença se perpetuar e se agravar.

É fundamental o tratamento precoce com controle clínico da doença, fotocoagulação a laser e aplicação de um medicamento chamado anti-VEGF, antes que sujam as complicações mais graves da retinopatia diabética que são o edema macular, descolamento de retina tracional e a hemorragia vítrea.

Geralmente nesses pacientes, algumas sessões de fotocoagulação a laser são necessárias para obter-se o efeito desejado.

Nas Degenerações Periféricas da Retina, o laser tem como objetivo cercar lesões predisponentes a Descolamento de Retina. Essas lesões podem ser genéticas (como a Degeneração Lattice) ou causadas pelo descolamento do vítreo posterior (roturas retinianas). Essas lesões podem ficar anos sem causar problemas, porém quando descobertas devem ser tratadas com fotocoagulação a laser devido a gravidade de um eventual descolamento de retina que elas podem originar, patologia esta que pode levar a perda parcial ou total da visão. Geralmente nesses pacientes, apenas uma quantidade reduzida de fotocoagulação a laser é suficiente para obter-se o tratamento adequado.

As cicatrizes no Epitélio Pigmentar da Retina duram para sempre, portanto raramente é necessário repetir o tratamento numa área já tratada da retina. Quando o médico indica várias sessões de fotocoagulação a laser, o objetivo é tratar novas áreas da retina.

Como o procedimento é realizado

Embora seja um procedimento oftalmológico, sua aplicação é feita no âmbito ambulatorial sem necessidade de anestesia além da instilação de colírio anestésico no olho, para aliviar o desconforto causado e tornando o procedimento confortável.

Artigos
Relacionados

Novidades, dicas
e artigos.

OS REFLEXOS DA LUZ PARA SEUS OLHOS

TRATAMENTOS DO COVID E SEUS OLHOS

DIFICULDADE PARA ENXERGAR DE PERTO

A SÍNDROME DO OLHO SECO

A SÍNDROME DO OLHO SECO

DIFICULDADE PARA ENXERGAR DE PERTO

TRATAMENTOS DO COVID E SEUS OLHOS

OS REFLEXOS DA LUZ PARA SEUS OLHOS